quinta-feira, 27 de junho de 2013

FORMAÇÃO PROFISSIONAL COM MOBILIDADE


Assim está funcionando a Escola Móvel do SESI/SENAI, que está instalada na Praça dos Pescadores no município de Buritizeiro. O Trailer já está à disposição desde o dia, 20/05, porém as aulas iniciaram desde ontem, terça-feira, 21/05, divido em duas turmas, matutino e vespertino. O curso oferecido á população é o de Costureiro de Vestuário Assistente. Trata-se de uma capacitação de 108 horas totalmente gratuita, que ensina os alunos a montar peças básicas do vestuário por meio de técnicas específicas e utilizando materiais e equipamentos adequados. 
Neste ambiente sobre rodas, os alunos podem contar com uma ótima estrutura, ar condicionado, uniformes, material didático, oficinas, laboratórios e a sala de aula. As Escolas Móveis do SESI/SENAI têm flexibilidade para atingir localidades de todo o Estado, atendendo regiões que não possuem unidades ou localidades cujas escolas não desenvolvem as programações solicitadas pelas empresas e ou entidades.
Para quem está se profissionalizando neste curso oferecido pela Prefeitura Municipal de Buritizeiro, através da Secretaria de Esporte, Turismo, Cultura e Lazer, o mesmo pode atuar tanto em facções industriais, como realizar pequenas costuras e reformas. O Costureiro de Vestuário Assistente é aquele que opera diversos tipos de máquinas e oferece suporte aos costureiros.
De acordo com a Instrutora Industrial e modelista Dirce da Conceição Cordeiro, “o objetivo do curso é especificamente para divulgar uma profissão que está esquecida por muitos, até mesmo pelas próprias profissionais que já estão no mercado, é visto uma defasagem muito grande de profissionais nesta área de costura. A minha meta é passar todo conhecimento para essas futuras profissionais, no meu caso são 40 anos que exerço esta profissão, oi que me ajudou e muito na minha estrutura familiar. Elas utilizarão este conhecimento tanto lá fora como no trabalho em casa. Hoje, por exemplo, contratam pelo serviço terceirizado, dando oportunidade pra nós costureiras, se elas tiverem os maquinários, já terão os seus lucros sem sair de casa. Então é visto que o mercado de trabalho abre essa brecha para que nós profissionais da costura possamos exercer esta profissão tão bonita. Parabenizo a pessoa responsável por esta iniciativa e reforço a importância de oferecer esta capacitação para estas pessoas que aqui estão. É uma pena que o SENAI tem uma demanda muito grande, pois atendemos todo o estado de Minas Gerais e com uma programação até o mês de dezembro completa. Mas, quem sabe, se a prefeitura solicitar mais cursos para a população e estivermos com a agenda mais tranqüila, estaremos aqui, para profissionalizar seja em qual área for solicitada. O nosso interesse é repassar todo o conhecimento e proporcionar uma profissão para toda população interessada”, ressaltou Dirce.
Para a aluna Maria de Lourdes Pamplona, fazer o curso é a satisfação de um sonho realizado, pois, ela poderá costurar para os familiares com mais aptidão e quem sabe, até chegar a costurar por encomendas.
O curso termina no dia, 18/06